Ascendi transfere ninhos na A25

20 ninhos de cegonha transferidos para garantir a segurança dos condutores e a proteção da espécie

A Ascendi procedeu a uma complexa operação de transferência para local apropriado dos 20 ninhos de cegonha-branca (Ciconia ciconia) que estavam instalados sobre os pórticos de sinalização da autoestrada A25 nas imediações de Angeja, junto à Ria de Aveiro.

As dimensões e peso destes ninhos – que podem chegar a atingir 1 metro de diâmetro e quase 500kg de peso – associados a uma impropria localização sobre a autoestrada de que decorriam voos de cegonhas muito próximos dos veículos, colocavam em risco a integridade das aves desta espécie protegida e, particularmente, a segurança dos condutores, razões pelas quais decidiu a Ascendi proceder à transferência dos ninhos para um local próximo, construído especialmente e com as caraterísticas necessárias para fácil adaptação dos animais ao seu novo local de nidificação, como se tem vindo a verificar.

Estes icónicos ninhos construídos pelas cegonhas na Ria de Aveiro e, em particular, sobre pórticos de sinalização da A25 tinham vindo a aumentar de número nos últimos anos pelo facto de a zona se ter tornado propícia à procriação desta espécie, nomeadamente pela existência na envolvente de variados habitats ricos em alimentação.

A remoção dos 20 ninhos e seu transporte para o novo local ocorreu nos passados dias 09 e 10 de janeiro, em época   apropriada. A complexa operação de transferência foi realizada diretamente pela Ascendi, sob a supervisão do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). Os ninhos foram removidos com recurso a um camião grua, tendo sido reinstalados numa estrutura construída à medida e para o efeito a escassas dezenas de metros do anterior local, por forma a acomodar as aves em local seguro, ainda assim próximo da zona que lhes é familiar.

Dado que esta espécie regressa sempre aos mesmos locais de nidificação, serão tomadas medidas para evitar a constituição de novos ninhos nos pórticos de sinalização localizados sob a via.